Na praia com “Tamera”

Aquilo que começou por ser uma semana aparentemente normal, acabou por se revelar uma surpresa agradável para o Centro de Aprendizagem da Enraizar, Tamera e uma mudança nas rotinas de algumas famílias… Isto porque não estamos sozinhos nem parados na procura de alternativas na Educação / Modo de Vida.

Tudo começou com um simples contacto da Silvie, uma das professoras da Escola da Esperança em Tamera… “Olá, podemos “passarrr” aí uns dias com algumas “crrianças”?” questionou ela num perfeito Português-Alemão… Bastou o pensamento de interagirmos com outra “realidade” para que a nossa resposta fosse positiva. Assim organizamos o espaço para os podermos receber e lá vieram eles…

Chegaram na quinta-feira ao final da tarde e montaram o “acampamento” na Quinta do Choupo em Ribamar. Na sexta-feira a atividade foi conjunta e o espaço escolhido foi a Praia do Cavalinho para a exploração da disciplina de Estudo do Meio…

Como uma das nossas mais valias é o “outdoor learning” onde acreditamos que as crianças aprendem mais Estudo do Meio no terreno do que numa sala de aula, partimos com mochilas, água, almoço, vontade de explorar e vontade de brincar. O caminho até à praia foi o suficiente para quebrar o gelo entre as crianças uma vez que as corridas, os risos, as “escorregadelas” e as novidades visuais serviram para ultrapassar o obstáculo linguístico.

Chegados à Praia do Cavalinho a fauna e flora da zona Oeste de Portugal deram o mote à aprendizagem onde cada criança explorou livremente entre polvos… anêmonas… estrelas do mar… algas… etc., tirando dúvidas com os tutores ou pais sempre que necessitavam.

As despedidas foram feitas de novo na Quinta do Choupo em tom de lanche partilhado e workshop de construção de “garrafas” a partir de cabaças. A promessa de voltar foi ponto assente, isso porque decidimos começar um intercâmbio de famílias entra a Enraizar e Tamera com o objetivo de mutuamente aprendermos outras línguas, onde juntos podemos partilhar ideias… explorar modelos de aprendizagem e alargar horizontes.

Ficam algumas imagens do momento que passámos juntos… com um beijinho muito grande (de toda a Enraizar) para a Silvie, Corrina, Anita, Arion, Simon e Mante.