Centro de Aprendizagem

Resumo

A Enraizar tem um centro de aprendizagem comunitária que dá apoio às famílias com crianças em ensino doméstico. Podem participar crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Os princípios de ação da Enraizar são a Sabedoria e a Felicidade através do desenvolvimento progressivo da autonomia, responsabilidade, criatividade, disciplina e cooperação.

A construção da aprendizagem assenta num contacto permanente com a Natureza segundo linhas pedagógicas que promovem as qualidades humanas que caraterizam cada um de nós.

 

Princípios Educativos

A enraizar tem três pilares que sustentam a sua prática – os valores, a multirreferencialidade teórica e o enquadramento legal.

Os Valores

  • Afetividade
  • Honestidade
  • Respeito
  • Responsabilidade
  • Solidariedade

A Multirreferencialidade Teórica

Existem um conjunto de referências que fundamentam o trabalho que desenvolvemos: Freinet, Montessori, Krishnamurti, Steiner, Vigotsky, Agostinho da Silva, Paulo Freire…

As nossas grandes inspirações são o Projecto Âncora e os projetos de “outdoor learnig”.

O Enquadramento Legal

O trabalho desenvolvido na Enraizar está de acordo com os objetivos do Ensino Básico definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo português e respetivas Metas de Aprendizagem.

 O percurso educativo articulará e valorizará oito dimensões fundamentais:

  • Linguística
  • Lógico-matemática
  • Naturalista
  • Identitária
  • Artística
  • Cinestésico-corporal
  • Intrapessoal
  • Interpessoal

A Enraizar dá ênfase especial ao desenvolvimento dos seguintes aspetos:

  • Iniciativa pessoal
  • Criatividade
  • Espírito empreendedor
  • Empatia
  • Multilinguismo
  • Cooperação
  • Capacidade de comunicação

Queremos ajudar no desenvolvimento de cidadãos capazes de abordar com êxito os desafios permanentes da nossa sociedade.

 

Princípios Pedagógicos

  • A comunidade é o lugar da aprendizagem

Porque a vida está dentro e fora das quatro paredes e acreditamos que “é preciso uma aldeia para educar uma criança”.

  • Vivência de experiências reais

Porque a apropriação de competências em contexto real é naturalmente mais significativa através de experiências interativas com o conhecimento – aprender fazendo.

  • A curiosidade como motor de aprendizagem

Porque as crianças têm uma vontade natural de descoberta do mundo que as rodeia. Esta é uma caraterística fundamental ao longo de toda a vida.

  • Brincadeira livre

Porque os momentos espontâneos são muito importantes no desenvolvimento de competências transversais.

  • Comunicação

Porque temos de comunicar para nos fazermos entender e partilhar o nosso conhecimento.

  • Multilinguismo

Porque na relação precoce com diferentes idiomas a integração linguística se faz com mais naturalidade. É através da imersão linguística que atingimos uma maior abertura cultural.

  • O conto

Porque é uma ferramenta que pertence a todos como objetivo cultural e é capaz de desenvolver a nossa imaginação e criatividade.

  • Grupos mistos

Porque a heterogeneidade incrementa o saber através de aprendizagens que  também se constroem entre pares.

  • Crianças/tutores = 10/1

Porque para fomentar a criação de um ambiente de confiança e de tutoria sustentável a orientação pedagógica tem de contar com um maior número de tutores com formação especializada e com a restante comunidade educativa.

 

As instalações

A Enraizar tem um vínculo especial com o espaço natural e com lugares de aprendizagem em contexto real.

O local de trabalho será selecionado de acordo com o projecto de aprendizagem em desenvolvimento. Poderemos trabalhar na sede da Enraizar, na horta, no mercado, na biblioteca municipal, na praia, no lar, na casa do “senhor Raul”…

A sede da Enraizar é um ponto de encontro. É um espaço agradável ao convívio comunitário e equipado com todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das aprendizagens.

 

Os materiais

As ferramentas que utilizamos diariamente têm muita importância no processo de desenvolvimento das aprendizagens. Por isso privilegiamos o uso de materiais naturais, reciclados e reutilizáveis.

Os materiais serão utilizados numa perspectiva cooperativista conduzindo as crianças à necessidade de partilhar.

 

Desenvolvimento das Aprendizagens

O trabalho desenvolvido na Enraizar convida a criança a vivenciar os conhecimentos, as diversas formas de compreender e estar no mundo que a rodeia em apoio ao trabalho realizado pela família.

Entendemos que cada criança é um indivíduo único e que dever ser tratado como tal. O que nos importa é descobrir e encorajar  os interesses, as necessidades, as aptidões e as potencialidades de cada uma delas.

A Enraizar acontecerá em lugares de convívio com os outros, onde se aprende  numa constante troca de experiências, de ideias, de gostos e de sonhos. A nossa meta é o desenvolvimento da autonomia nas crianças e também nos adultos.

 

Ferramentas

Temos treze ferramentas que auxiliam a nossa prática e possibilitam o exercício da reflexão, da autonomia e do trabalho coletivo.
 
  • Jornal de Parede
É uma tabela na qual as crianças podem listar o que acham bem ou mal e propor alterações na organização pedagógica ou o desenvolvimento de atividades. Estas notícias são levadas para discussão na assembleia semanal .
  • Assembleia semanal
É um exercício de cidadania que proporciona e garante a participação democrática das crianças na tomada de decisões que dizem respeito à organização e funcionamento do trabalho que se vai desenvolvendo. Tenta-se que as decisões sejam tomadas por consenso.
  • Grupos heterogéneos 
Quando alguma criança sente dificuldade em aprender algum assunto específico, ela pede ajuda a outra criança ou a um tutor. Outra criança, que sente possuir um conhecimento de um assunto pode preparar uma aula para as crianças interessadas. O tutor e a família vão sempre orientando esta prática numa perspectiva de desenvolvimento crescente de autonomia do grupo de crianças.
  • Comissão de ajuda

Este grupo de crianças é eleito em Assembleia e tem como missão ajudar na resolução de conflitos e acompanhamento das responsabilidades.

  • Lista de metas curriculares

Consiste numa lista completa das metas de aprendizagem definidas legalmente. Encontra-se reunida no portefólio de cada criança, com os itens simplificados ao nível de compreensão das crianças.(Grupo de Desenvolvimento)

  • Fórum e trabalho de projeto
São momentos semanais dedicados ao desenvolvimento de projetos individuais ou de grupo que incidem sobre sonhos, problemas ou tem as que as crianças queiram trabalhar e partilhar com a comunidade.
  • Pedir a palavra
Sempre que alguém, dentro de um espaço de trabalho, pretende falar ou intervir num debate ou assembleia, levanta o braço como forma de pedir a palavra.
  • Portefólio – projeto de aprendizagem e avaliação

É o caminho de aprendizagem a desenvolvido pela criança. Composto pela lista das metas, avaliação de atitudes e competências, reflexões periódicas, planos quinzenais e trabalhos realizados. É o espaço onde cada criança, sob orientação da família e do seu tutor, projeta e avalia o seu percurso de aprendizagem.

  • Roteiro de Aprendizagem

As crianças desenvolvem as aprendizagens de uma forma progressiva nodesenvolvimento da sua autonomia e de acordo com o grupo em que estão inseridas. No Grupo de Desenvolvimento a criança escolhe o que estudar num determinado espaço de tempo e monta o seu roteiro com a orientação da família e do tutor. Avalia diariamente as suas atitudes e o desenvolvimento do seu trabalho

  •  Família
A família é um elo fundamental na relação com o grupo e no desenvolvimento das aprendizagens. A Enraizar conta diariamente com a participação das famílias, tendo em conta a sua disponibilidade. A família define as suas intenções educativas numa carta que serve para potenciar o enquadramento das características individuais familiares com o trabalho desenvolvido no Centro.
  • Tutor
Pessoa responsável por orientar a criança, avaliar o desenvolvimento da autonomia, acompanhar as suas atitudes, aprendizagem, relações familiares e sociais, numa relação estreita com a família.
  • Trabalho de campo
Visitas regulares aos locais onde as crianças podem aprender interagindo com o meio, vivenciando experiências e recolhendo dados num contacto privilegiado com os elementos naturais.
  •  Responsabilidades
As crianças organizam-se em grupos mistos para estruturarem os diferentes espaços do centro de acordo com as suas necessidades, existe no entanto uma diretriz de regras que todos devemos cumprir.

Horário

captura-de-tela-2016-10-04-as-12-41-51

 

A Nossa Equipa

A nossa equipa é composta por pessoas com experiência e qualificação nas áreas da educação (1º ciclo), outdoor learning, educação artística, artes circenses e permacultura.

Para mais informações contactar a Enraizar para agendar uma reunião.

Documentos importantes

Projeto educativo do Centro de Aprendizagem

Princípios Orientadores do Centro de Aprendizagem

 

Achas Interessante? Partilha...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone